População já vê resultados do novo plano municipal de segurança pública

Compartilhe

Pesquisar

Outros Municípios

TVC 01

Classicasa

classicasas

Guias e Informações

guia info

Google está investindo em um site de notícias que será escrito por robôs

robo google1

TVC\CT
Estaria o jornalismo tradicional ameaçado? Pois o Google está investindo algo equivalente a R$ 2,6 bilhões para ajudar na criação da Digital News Initiative, da empresa europeia Press Association. Nessa plataforma, as notícias serão redigidas por inteligências artificiais.

A Press Association trabalhará em parceria com a startup Urbs Media a fim de produzir cerca de 30 mil textos no Reino Unido e Irlanda, somente usando um software para a criação desse material. Ainda assim, jornalistas humanos participarão do processo de criação de histórias mais detalhadas para tópicos que exigem um maior aprofundamento, como notícias sobre crimes e saúde, por exemplo. Já o recurso que foi chamado de Radar preencherá todo o restante.

O Radar também deve ficar responsável por criar gráficos que ilustram os artigos, assim como adicionar vídeos e fotos relevantes para aquele assunto. “Jornalistas humanos ainda serão vitais para esse processo, mas o Radar nos permite recorrer à inteligência artificial para aumentar o volume de histórias locais que seriam impossíveis de entregar de forma manual”, explicou Peter Clifton, editor da Press Association.

Apesar de o Radar somente começar a operar em 2018, a polêmica já está rolando entre profissionais contrários à iniciativa. Entre eles, está o presidente da National Union of Journalists, Tim Dawson, que acredita que “o problema real é que a mídia é um pouco responsável por entregar coisas de boa-fé. Não acredito que toda essa história de computador vai realmente ocupar esse espaço. O que me preocupa enquanto presidente é que tudo termine com histórias de terceira categoria que parecem algo fantástico, mas são geradas por computador e isso leve as empresas a demitirem ainda mais repórteres”.