Compartilhe

Pesquisar

Outros Municípios

TVC 01

Classicasa

classicasas

Guias e Informações

guia info

GM-Maricá recebe curso de atualização no trânsito

capacitacao gm curso

TVC\ASSOM\PREF

A prefeitura de Maricá, através da secretaria de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito, firmou uma parceria com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), visando atualizar os conhecimentos de todos os Guardas Municipais que atuam no ordenamento e na fiscalização das vias da cidade.

Com carga horária total de 4 horas, o curso “Atualizando o Código de Trânsito Brasileiro” está sendo ministrado pelo assistente técnico de trânsito José Batista de Carvalho, para turmas divididas em 25 agentes da GM-Maricá. “A ideia é atualizar os guardas quanto às mudanças na legislação de trânsito, dando suporte e segurança a eles para o trabalho nas ruas.

A Prefeitura nos solicitou um trabalho neste âmbito e viemos aqui para apresentar, basicamente, as atualizações ocorridas de 2009 até hoje”, explicou José.Presente na instrução desta quinta-feira (13/07), o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Celso Netto, afirmou que está trabalhado para que a realidade da pasta seja diferente. “Peguei um grupamento que estava desanimado e que há muito tempo não tinha o seu devido valor reconhecido.

Hoje estamos investindo em satisfação, valorização e estudo”. afirmou. “Estou buscando uma estrutura profissional para que a corporação saia do patamar de uma Guarda de natureza jurídico-patrimonial, para polícia municipal. Não uma polícia repressora, mas garantidora dos direitos e dos deveres individuais de cada cidadão”, disse Netto.

Durante as aulas foram enfatizados temas como a fiscalização das vagas especiais (destinadas a idosos e a pessoas com deficiência), a velocidade máxima nas vias e as regras válidas para estacionamento. “A formação continuada dos nossos agentes é uma das principais preocupações da secretaria. O objetivo da campanha é diminuir o índice de acidentes no município, através da educação no trânsito”, comentou a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Raquel Lima.

De acordo com o guarda Eduardo Sodré de Souza, que participou da instrução, iniciativas como estas fazem valer as garantias e os direitos da população. “Com os guardas cada vez mais preparados, podemos prestar um serviço de excelência na cidade, promovendo a ordem e a segurança para todos”, destacou Eduardo.

A inspetora de Trânsito Liana Borges, do Grupamento de Trânsito Urbano (GTU), falou sobre a importância da participação e da integração de todos os setores da Guarda. “Ações como essa só ganham efeito com a participação de todos. Todos precisam do norte que esse curso dá, por isso contamos também com agentes do GTO e da Ronda Escolar”, finalizou Liana.